terça-feira, 27 de outubro de 2009

Profissionais não possuem habilidades críticas para século 21, mostra estudo

Os profissionais da América Latina não possuem habilidades críticas para o século 21, na opinião dos empregadores. As empresas estão inseridas em um mercado globalizado e competitivo, fato que vem exigindo cada vez mais dos trabalhadores.

A constatação é de uma pesquisa realizada pela FedEX Express e pela Dell Inc., intitulada "Habilidades para competir: depois da educação secundária e a sustentabilidade empresarial na América Latina", segundo a qual 97% dos pesquisados disseram que a globalização aumentou a necessidade por habilidades interpessoais.

Denominam-se habilidades interpessoais aquelas referentes ao pensamento crítico, à resolução de problemas e às habilidades para a vida cotidiana, importantes no dia-a-dia do trabalho para 76%, 73% e 72% dos entrevistados, respectivamente.

O estudo também mostrou que os alunos que hoje estão se formando nas faculdades, de maneira geral, não possuem essas competências comportamentais, o que é um fator prejudicial para a carreira.

Outras habilidades

Entretanto, especialmente para as pequenas empresas, o estudo mostrou que "habilidades específicas" como múltiplos idiomas, proficiência em tecnologia e ciências, engenharia e matemática ainda foram selecionadas como competências que serão importantes daqui a cinco anos.

"Para competir em uma força de trabalho global, latino-americanos devem desenvolver habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas, além de conhecimentos tradicionais, como ciência e matemática", explica o diretor-geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto.

O desafio para as empresas latino-americanas, para atender às demandas do novo ambiente de negócios global, reside no treinamento das pessoas em habilidades técnicas (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e interpessoais (pensamento crítico, resolução de problemas e habilidades para a vida).

terça-feira, 13 de outubro de 2009

a aula do dia 13/10 foi muito legal trabalhamos em grupos e discurtimos vários assuntos, que devem ser seguidos conforme as regras do senac, como cumprir com horários, respeitar alunos funcionários indepedentemente de cor raça religião, ou seja, devemos dar respeito ao proximo para que possamos ser respeitados isso é importante para que possamos ter um bom relacionamento ao decorrer do curso, um fator importante também é a higiêne devemos jogar lixo no lixo pois é desagradavel jogar lixo no chão. não mastigar chicletes dentro da sala de aula, usar trajes inadequados, celulares desde que fiquem desligados ou caso seja muito urgente ai você pode pedir a autorização para o professor para se retirar da sala é isso galera qualquer duvida pode colocar aqui no blog pra nois estar duscutindo e debatendo